sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Supereco e Pro Muriqui lançam logomarca da campanha “Salve com abraço” no evento Ong Brasil 2010


Objetivo é mobilizar o público do evento em prol do maior primata das Américas ameaçado de extinção
O evento ONG Brasil 2010, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Pavilhão Vermelho do  Expo Center Norte, em São Paulo, terá como destaque, no segundo dia  (26/11), às 13:30hs - no estande do Instituto Supereco,  o  lançamento da logomarca da campanha “Salve com abraço” .

O objetivo da iniciativa é mobilizar o maior número de pessoas em prol da campanha, que tem como objetivo salvar e preservar o macaco muriqui-do-sul – maior primata das Américas, encontrado apenas em áreas de Mata Atlântica, no Brasil, e em risco de extinção. O pacífico muriqui está entre as 25 espécies de primatas mais ameaçadas no mundo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – UICN e quando ameaçado tem o habito de se abraçar com outros muriquis em cooperação.

Outro foco da campanha é apoiar a “candidatura” da espécie para mascote da olimpíada de 2016, lançada recentemente pela OngEcoatlântica.

Em seu estande, o Instituto Supereco apresentará também o trabalho que desenvolve na área de educação ambiental desde 1994 – quando iniciou suas atividades pelo ensino formal, oferecendo valiosa contribuição para a efetivação da transversalidade da educação ambiental nas escolas brasileiras, especialmente quando surgiram os novos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC 1997).

Organizado pela UBM Brazil, o ONG Brasil 2010 contará com mais de 500 ONGs expositoras. Nos dias 25 e 26, o evento será restrito aos profissionais ligados ao Terceiro Setor. No sábado, a mostra será aberta ao grande público, como forma de incentivar o início de uma ação social, seja por meio de doações de dinheiro ou bens materiais, ou de tempo, pelo trabalho voluntário. São esperadas cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento.

Sobre a campanha “Salve com abraço”A campanha “Salve com abraço” foi lançada recentemente pelo Instituto Supereco em aliança estratégica com a Associação Pró-Muriqui. O objetivo é unir a pesquisa,  a conservação, a  educação e a  mobilização social para preservar o macaco muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Muito pacífico, o muriqui sobrevive pela cooperação abraçando-se uns aos outros como “cachos de macacos” na floresta.

Algumas ferramentas de comunicação e ecoprodutos estão sendo desenvolvidos em prol da iniciativa. Acompanhe e participe por meio do  bloguedomuriqui.blogspot.com

Instituto Supereco - primeira Ong em prol da educação pela preservação do muriquiEm 1997, o Instituto Supereco uniu a pesquisa científica sobre os muriquis com a criatividade e desenvolveu a dinâmica de educação ambiental “Salve com abraço – cooperando com os muriquis”. Desde então, a atividade é aplicada com públicos diversos, incluindo a formação e cursos de captação para ONGs, a fim de promover a união entre as pessoas por um mesmo objetivo e a importância do verdadeiro abraço por uma causa. “Os resultados são tão expressivos que até mesmo a questão da violência nas escolas se torna motivo de reflexão nos locais de aplicação”, afirma a coordenadora geral da Ong, Andrée de Ridder Vieira.

Fundado em 1994, o Instituto Supereco tem como missão promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Por meio de parcerias, atua em escolas, empresas, ONGs, instituições governamentais e comunidades com o objetivo de despertar um novo olhar sobre as questões socioambientais e incentivar a mudança de comportamento de forma diferenciada e mobilizadora.

Associação Pró-MuriquiA Associação Pró-Muriqui, coordenada por Maurício Talebi - doutor em Biologia Comportamental e Conservação de Espécies Ameaçadas pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra - desenvolve um importante trabalho de pesquisa e de conservação desde 1986. É o mais longo projeto em execução com a espécie primata muriqui-do-sul no país, gerando um rico, sério e apurado conhecimento sobre a espécie.

2 comentários:

  1. Olá, pessoal do supereco e do pró-muriqui! Queria dizer que é um enorme prazer ter vocês por aqui no Espírito Santo representados pelo Maurício Talebi e pela Eliane, no Workshop para planejamento da educação ambiental pro muriqui,

    O blog de vocês agora já está na minha lista de favoritos, vou ver com o Sérgio para colocar na página do biodiversidade.org também!

    Quando puderem, visitem nossa página: http://www.biodiversidade.org.br

    Um grande abraço da equipe da UFES/ projetoMuriqui,

    Flávia Martinelli

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Flávia. Também adicionei a sua página na minha lista de favoritos. Vamos contribuir com o muriqui por meio dessa rede.
    Grande abraço da equipe do Instituto Supereco

    ResponderExcluir