terça-feira, 14 de junho de 2011

Reunião do Plano Nacional dos Muriquis dá origem a rede sobre a espécie

Há 40 anos, o macaco muriqui, considerado o maior primata das Américas, saia do anonimato com as primeiras pesquisas retratando os redutos onde a espécie ainda se encontrava. Hoje, as atividades que objetivam a proteção do muriqui para as futuras gerações sinalizam a sobrevivência da própria Mata Atlântica, e recentemente fizeram avançar um Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis (PAN Muriqui), oficialmente estabelecido em 2010 pelo Instituto Chico Medes (ICMBio) e Centro de Proteção de Primatas (CPB), com ações a serem concluídas até 2015.


Além da política nacional com força de lei, o primata acaba de ganhar uma rede específica para a elaboração de estratégias em educação ambiental e geração de renda , a Rede Muriqui, criada na última reunião de monitoria do PAN Muriqui, entre 8 e 11 de junho em Sorocaba. “A iniciativa faz convergir esforços de diferentes setores, e fortalece o trabalho daqueles que há décadas vêm se dedicando à espécie”, expressa o Primatólogo Maurício Talebi, da UNIFESP Diadema e Associação Pró-Muriqui, esta ultima que junto com o Instituto Supereco – referência em educação ambiental para a sustentabilidade – lidera a campanha Salve com Abraço.

O encontro focou principalmente estratégias para a meta de Educação Ambiental, Difusão Científica e Geração de Renda do PAN Muriqui, com facilitação à cargo do Instituto Supereco. O objetivo foi aproximar pesquisadores e educadores no planejamento de ações a partir de ameaças, fragilidades e potencialidades, que levem à redução da categoria de ameaça da espécie até 2020.

Entre representantes da Prefeitura de Sorocaba, ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB), Zoológicos, Universidades e Organizações Não-Governamentais, os cerca de 30 participantes, de diferentes Estados, desvendaram o valor das informações técnicas para a educação ambiental e ampliação do conhecimento na sociedade.

Para a Aliança Salve com Abraço (Instituto Supereco e Associação Pró-Muriqui), a educação ambiental tem interesse em oportunizar este tipo de contato com os pesquisadores, e o próprio nome da campanha Salve com Abraço é exemplo desse intercâmbio, a partir da observação científica do comportamento dos muriquis, que costumam formar “cachos” de macacos abraçados quando ameaçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário